14 de Setembro de 2019 – Francisco quer (pôr-nos a) falar sobre Educação

Há cinco anos, o Papa escreveu a encíclica Laudato Si’, onde lança um debate cada vez mais na ordem do dia. O consumismo, a importância de cuidarmos da casa comum, um olhar atento sobre o futuro. Há cinco anos. Para assinalar a data, Francisco quer debater a Educação a uma escala global, como meio fundamental para a mudança necessária. A 14 de Maio de 2020, o Papa quer que todos os caminhos vão dar a Roma, para se reconstruir um pacto educativo global. Queiramos ou não, estamos a viver mudanças que alteram profundamente conceitos fundamentais que herdámos da cultura e da antropologia, novas linguagens que rompem com a continuidade da história. E tudo isto acontece a uma velocidade furiosa. Diz o senhor do vídeo que temos de ter coragem de pôr a pessoa no centro de tudo; a coragem de usarmos as nossas melhores energias; a coragem de formarmos pessoas que se coloquem ao serviço da comunidade. O desafio é complicado, mas, com Francisco, parece tudo valer a pena.

Um encontro para reavivar o compromisso em prol e com as gerações jovens, renovando a paixão por uma educação mais aberta e inclusiva, capaz de escuta paciente, diálogo construtivo e mútua compreensão.

Nunca, como agora, houve necessidade de unir esforços numa ampla aliança educativa para formar pessoas maduras, capazes de superar fragmentações e contrastes e reconstruir o tecido das relações, em ordem a uma humanidade mais fraterna.

Papa Francisco

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *