Ana Benavente foi uma célebre Secretária de Estado da Educação, no Governo de António Guterres. Numa entrevista concedida à «Revista Lusófona de Educação», afirma que Sócrates consegue ser pior que Lenine na colocação de membros do seu «aparelho» em lugares estratégicos, denuncia a desorientação ideológica do Governo e manifesta a opinião de que com este PS estamos a ir em direcção ao abismo e a grande velocidade. Segundo Ana Benavente, o que vemos são meros truques de marketing político absolutamente banal, que traduzem uma política superficial, sem qualquer ética, incompetente e hipócrita. Dito com estas letras todas, por alguém do PS, como Ana Benavente, dá, no mínimo, que pensar.
«[A liderança de Sócrates] tornou-se autocrata, distribuindo lugares e privilégios, ultrapassando até o ‘centralismo democrático’ de Lenine que tanto criticámos. Alimentando promiscuidades que recuso».
«Sócrates e os seus amigos serviram-se de uma ideologia incompatível com a essência do socialismo democrático».
«O PS hipotecou o seu papel na sociedade portuguesa e deixou-nos sem perspectivas de um futuro melhor. Assumiu o papel que antes pertencia aos centristas do PSD, ocupou o seu espaço e tornou o país mais pobre, política e economicamente».
(Ana Benavente, militante do PS, em entrevista à «Revista Lusófona de Educação»)