7 de Junho de 2009 – Botar o voto

jose-socratesHoje foi dia de «botar» o voto. Durante algum tempo, os «aparelhos» foram testando a eficácia, para um ano eleitoral que se avizinha complicado para todos, com demasiadas coisas para se dizerem, com um país para se percorrer três vezes (agora duas), e decisões para se tomarem a nível internacional, nacional, regional e local.

Após o primeiro «embate», o grande vencedor é o PSD, com uma margem de cerca de 5%, e com um Eurodeputado a mais que o PS. Aliás, a nível europeu, o Partido Popular Europeu obteve bons resultados, com 267 Eurodeputados contra 159 do Partido Socialista Europeu. Novamente em Portugal, o Bloco de Esquerda assume-se, definitivamente, como a terceira força partidária nacional, alcançando o segundo (e provavelmente o terceiro) Eurodeputado.

A nível distrital, a hecatombe socialista foi ligeiramente mais acentuada (37% do PSD contra 24% do PS), mas foi em Arouca que a derrocada foi absolutamente total. No nosso concelho, seguindo aquilo a que se costuma chamar um concelho «sociologicamente social-democrata» (ou o que quer que isso queira dizer), a discrepância foi brutal: 46% do PSD contra apenas 19% do PS.

Estes resultados valem o que valem, como se costuma dizer. Por razões que se prendem com as lideranças das respectivas listas, com o elevado valor da abstenção, pelo facto de se relacionarem com assuntos e temas que provavelmente pouco dizem aos portugueses, que se distanciam de tudo o que não lhes interessa directamente. Mas não deixam de ser uma indicação interessante, para que, vencedores e vencidos, possam repensar muito do que têm feito.

Ficou um certo amargo de boca pelo facto de os movimentos independentes de cidadãos não terem conseguido uma representatividade acentuada, apesar de se notar que recursos não faltaram, o que nos faz pensar que, em vez de se assumirem como verdadeiras alternativas, resolveram «jogar o mesmo jogo». Mas talvez o caminho seja por aqui. Na persistência, apesar da dificuldade.

Ao contrário do que se passa no dia anterior às eleições, agora sim virão os dias de reflexão.

result_geraisResultados gerais

result_nacionaisResultados nacionais

result_aveiroResultados do distrito de Aveiro

result_aroucaResultados do concelho de Arouca

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *