O facto de os automóveis terem rádio proporciona-nos termos notícias (umas vezes boas, outras menos boas) enquanto viajamos. João Salgueiro, em entrevista à saída de uma audiência com o Presidente da República, afirmou que estamos a «seguir as pisadas» da Grécia. A Grécia está, neste momento, sob «vigilância» do Fundo Monetário Internacional (FMI), estando em equação a intervenção daquela instituição no «endireitamento» do país, a vários níveis. Deve ser extremamente frustrante para um povo sentir que os seus políticos não conseguem governar, que é aquilo que deviam saber (pelo menos minimamente) fazer. Segundo João Salgueiro, o nosso Governo também não nos está a dizer a verdade toda, e corremos sérios riscos de nos virmos a sentir assim. Isto é preocupante, quando a situação já não é nada famosa. Nunca como agora o Governo esteve tão «em estado de graça», com uma opinião pública mais ou menos acalmada e com uma imprensa tão favorável, apesar da maioria relativa. Ao pensar em tudo isto, ficamos com a sensação de que Portugal está a ir (todo ele) juntamente com a enxurrada das últimas chuvas. Passivo, amorfo, acrítico e conformado. Será que vem aí o FMI, para nos tentar reanimar?
«Temos tido estabilidade nos últimos quatro anos e tivemos um desempenho pior que a média europeia. Temos o pior desempenho da Zona Euro e dos 27 da União Europeia».
«[José Sócrates] diz que estamos a recuperar e que vamos ter um desempenho melhor que a Europa. Isso não tem fundamento».
João Salgueiro, em entrevista à TSF
É curioso ouvir o antigo ministro (do tempo em que o FMI teve de intervir em Portugal, se não me engano) a dizer este tipo de coisas. Quando se discute a liderança do PSD, ainda por cima.
Mas pode-se tirar as dúvidas, vindas de alguém isento, aqui
http://www.jornaldenegocios.pt/index.php?template=SHOWNEWS&id=404155