22 de Dezembro de 2009 – Turismo? Que turismo?

logo-turA notícia foi dada pela TSF, e foi-me transmitida pelo meu estimado amigo Nobre Silvestre. Segundo a Câmara Municipal do Porto, Lisboa absorveu 70% das verbas nacionais para apoio ao turismo, em 2008. Feitas as contas pelo vereador responsável, Lisboa recebeu 30 vezes mais dinheiro que o Porto. Em números redondos, a região de Lisboa recebeu, em 2008, cerca de 50 milhões de euros, ao passo que o Porto só teve direito a pouco mais de 2 milhões. Para ilustrar as disparidades, o autarca comparou alguns eventos realizados, e que tiveram idêntica dotação, como o projecto de animação de coretos de Lisboa estar ao mesmo nível de investimento do «Red Bull Air Race» de 2008, ou o campeonato de jovens pasteleiros de Lisboa contar com tanto dinheiro como o «Fantasporto». Estaremos de acordo que Lisboa é a capital, provavelmente a cidade mais cosmopolita e visitada do país. Mas, se assim é, deveria merecer mais atenção uma região que começa a ter uma oferta estruturada ao nível do turismo de negócios, da gastronomia e vinhos, do turismo de natureza, do turismo religioso, dos «city short breaks» e da saúde e bem-estar. Uma visita à página oficial do «Turismo Porto e Norte de Portugal» pode servir para conhecermos estas ofertas. Quanto à entidade «Lisboa e Vale do Tejo», não há na internet, pelo menos oficialmente, um sítio com essa informação (o que se estranha, com tanto dinheiro envolvido). Sabemos que há Sintra, que há Belém, que há o Terreiro do Paço. Mas Portugal é mais do que isso, que parece ser pouco para representar 70% do «bolo» nacional. E começa a ser cada vez mais irritante sentir a forma pedante com que nos continuam a chamar «Portugal Profundo».

«Face a esta vergonha e a esta completa ausência de respeito pelo país, iremos pedir aos grupos parlamentares do PSD e do CDS-PP que confrontem e recolham esclarecimentos do Governo relativamente aos apoios concedidos pelo Instituto do Turismo de Portugal ao longo dos últimos anos»

(Vladimir Feliz, vereador do Turismo da Câmara Municipal do Porto)

2 thoughts on “22 de Dezembro de 2009 – Turismo? Que turismo?

  1. Turismo de Inverno
    “…Segundo a Câmara Municipal do Porto, Lisboa absorveu 70% das verbas nacionais para apoio ao turismo, em 2008…”
    “Portugal é Lisboa, …o resto é paisagem!”
    Pôrra, é difícil? Já era assim quando nasci! Eu que já sou avô desdentado total!!!
    Nacionalsocialismo, Nacionalporreirismo, Demosocrocavaquismo….
    Ainda esta semana o “Arbeit Macht Frei” foi gamado e eu a lembrar-me dos “Serões Para os Trabalhadores, patrocinados pela FNAT!(cuidado…Federação Nacional para a Alegria no Trabalho) não me gozem…Porreiro Pá.
    Tudo ISMOS.
    Cá pra mim, e já agora que ninguém lê estas tretas :
    Levem o touro vermelho ou lá comé qué Red Bullllllllll (estou a meter muitos llllll porque o estuário do Tejo não tem referencias laterais,e o piso é liso!
    Apetece-me dizer em vernáculo, e provavelmente, sem referir outras coisas, os pilotos das latas voadoras dirão que podem viver sem as margens da Ribeira do Porto…etc e tal
    Mas, se é a mesma coisa , não, não é!!!
    Se, por falta de protagonismo bacoco LX precisar de um desfile de Pai(s) Natal, S João, Portugal Fashion, Manuel Clemente, Rui Rio (de costas para o dito), Pinto da Costa…
    Sei lá o que o Porto ou o Norte poderão exportar ou ceder, de bom grado pra LX.
    “Lisboa e Vale do Tejo”, como diria o Professor, é uma trafulhice de princípio a fim.
    E todos os actores políticos, que escorregando pela tábua vão parar a Lisboa, se armarem em BACOCOS (é um tipo de gripe BA para a qual desde Camões, Vieira, Eça, Pessoa,…da Silva, o nosso SNS não conseguiu ainda uma vacina), não perceberem a sistémica do território…”corrê-los á pedrada”, e é pouco (digo eu).
    De qualquer modo… Bom Natal, e Paz. (quem vier atraz,… que junte os cacos).

  2. Sou de Lisboa e achei mal o evento da RBull vir para Lisboa. Já era um evento que ligava ao Norte, ao Porto e que já lhe pertencia. Por instinto não achei correcto, ao pensar no assunto continuo a não achar correcto. Só acharia bem se continuasse pelo país todo, agora Lisboa, depois Algarve, depois Alentejo e voltar ao Norte… Infelizmente há coisas que não podemos fazer frente, infelizmente, a politiquice e interesses instalados são a norma neste país, e infelizmente, de norte a sul do país e ilhas…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *