Depois de um dia carregado de palavras (escritas, ditas, usadas, alteradas, ouvidas), a única coisa que me apetecia era chegar a casa, acender a luz, e ter um imenso palco com a Anna Netrebko a cantar só para mim. Antes, estes pequenos milagres só poderiam acontecer se eu tivesse um DVD, ou suporte semelhante, que colocaria interminavelmente a funcionar, até adormecer. Agora, há uma alternativa interessante: o Classical TV. Trata-se de um «canal de televisão pela internet», que funcionará (pelo menos parcialmente) em regime de «pay-per-view» (pagar para ver), mas que está ainda em fase de experiências. O objectivo é ter disponíveis bailados, óperas, peças de teatro, concertos, etc. Estão já asseguradas as colaborações do «Bolshoi» e do «Marinsky», da «Oper Zürich», da «Paris Opéra» e da «Metropolitan Opera» de Nova Iorque.
Neste momento é possível ver, sem custos, «La Bohème», de Puccini, pela English National Opera. É uma óptima solução para varrer da mente todas as palavras de um dia. Pena que esta versão é em inglês, retirando algum do brilho que o «bel canto» italiano confere à ópera, que, quando não tem esse sabor a Mediterrâneo, não nos satisfaz totalmente. Valha-nos a recompensa de podermos também ver um documentário do «backstage» e de podermos ficar a saber mais sobre esta ópera e o seu compositor. Um «site» a ter em conta.
Já agora, para se perceber o porquê da referência a Anna Netrebko, para além da magnífica voz, fica o «site» pessoal da cantora.