15 de Novembro de 2012 – Ave, prof. Augusto Santos Silva!

Aprendi a respeitar o professor Augusto Santos Silva pelos seus competentíssimos estudos sobre as dinâmicas culturais em Portugal. Li alguns dos seus textos, com uma abordagem habitualmente lúcida e transversal. Tive pena quando a sua faceta de político combativo se exacerbou, acabando, sem querer, por retirar alguma credibilidade ao trabalho entretanto desenvolvido no meio académico. Mas hoje, ao acordar, não pude deixar de sublinhar «carregadamente» a mensagem que deixou no seu Facebook. Lúcida, como habitualmente. Incisiva, como a sua forma de estar na política nos habituou. E absolutamente certeira. Seja por causa da greve, da situação do país, ou do que for. Civismo, é algo que nos deve caracterizar. Quem não o praticar, não pode passar impune.

1. Os provocadores que atacaram ontem a PSP foram e são os piores inimigos da greve geral.
2. Ninguém deve ter dúvidas sobre isso. Eu, pelo menos, não tenho: tais vândalos estão a marimbar-se no povo que sofre e são ferozes adversários do movimento sindical.
3. Estão também totalmente apostados em destruir o crédito internacional de Portugal, reduzindo a nossa imagem no exterior à de uma cidade em estado de sítio.
4. Já houve tempo em que pensei que eram cúmplices da direita involuntariamente. Mas é-me cada vez mais evidente que eles sabem e gostam de saber que a sua acção só favorece a “direita da lei e da ordem”.
5. Tenho por isso um pedido a fazer à direcção do meu partido, o PS: que não hesite em defender pública e inequivocamente a actuação da polícia.

(Prof. Augusto Santos Silva, no seu Facebook – com adaptação à antiga ortografia)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *