5 de Setembro de 2011 – Alberto João: o 8 e o 80

O principal problema (e talvez sorte) de Alberto João Jardim é o facto de nunca sabermos se está do lado do 8 ou do 80. O mesmo político que nos chama «bastardos do continente», consegue assumir posições de autêntico estadista. O homem que sempre associámos a uma possível independência da Madeira, tanto se distancia de Portugal como exalta as virtudes patrióticas do seu «condado». A mesma pessoa que reclama contra a forma como é gerido o país, contrapondo com o seu modelo de gestão, pede agora ajuda. Na sua forma de projectar o futuro da região que literalmente o idolatra, é absolutamente necessário fazer obra, independentemente dos efeitos nefastos para a economia. A situação chegou a um ponto quase sem retorno, em que Alberto João tem mesmo de «dar a mão à palmatória», sob pena de, a partir do «buraco», a Madeira voltar a ser levada na enxurrada. Porque os líderes vão, mas o povo e tudo o resto fica.

«O País é um só, continente e regiões autónomas. Os sacrifícios são iguais para todos. Também os benefícios da política de recuperação financeira, que está em curso, têm que ser igual para todos».

«Quando as pátrias entram em completo choque, não encontram consensos no seu interior, corre-se o risco de se quebrarem por dentro».

«[A Madeira] não tem culpa do estado a que o País chegou».

«Temos o dever patrioticamente de ajudar a recuperação do País. O que não temos é obrigação de ajudar os outros quando os outros não nos querem ajudar».

«Não ia deixar de fazer os investimentos que a tempo tinha de fazer, apenas para fazer a vontade política de outros ou cair em jogos políticos que não trariam qualquer tipo de utilidade para a Madeira».

«Neste país, tudo o que é positivo é deturpado e, como estamos a ver, a comunicação social é uma arma utilizada mais para combate político e diversos tipos de estratégia do que para cumprir missão de informar».

(Alberto João Jardim, em declarações aos jornalistas)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *