14 de Julho de 2011 – Temos Ministro das Finanças

Sereno. Seguro. Sério. O Ministro das Finanças, Vítor Gaspar, deu-nos uma verdadeira aula sobre o futuro. Sobre o que podemos fazer. Sobre o que temos de fazer para que Portugal saia desta espécie de «atoleiro». Foi gratificante ouvirmos um Ministro que não nos falou em «economês», nem em «financês». Falou-nos, sem rodeios, da situação em que estamos. Recusou falsas previsões, aliás mostrou-as bem piores do que se esperava. Falou-nos também, de forma clara, e para que todos ficássemos sem dúvidas, do que é preciso fazer. Das medidas que tenciona implementar, desde já. «À mulher de César não basta ser séria». Vítor Gaspar, hoje, pareceu ser sério. Veremos.

«Portugal vive hoje uma grave crise no contexto da crise da dívida soberana na área do Euro. As vulnerabilidades estruturais e debilidades já referidas manifestaram-se de uma forma aguda. O programa de assistência económica e financeira, acordado com a União Europeia e o FMI, baseia-se em três pilares: primeiro, consolidação orçamental visando o estabelecimento do equilíbrio das contas públicas; segundo, acções visando a manutenção da estabilidade financeira; e, terceiro, um conjunto amplo de medidas estruturais visando melhorar a competitividade e potencial de crescimento.

O programa implica, assim, uma agenda de transformação profunda da economia e da sociedade portuguesa. No fim do processo Portugal terá saído da crise com uma economia competitiva e regressado ao desempenho económico que caracterizou a segunda metade do século XX. Portugal triunfará como economia aberta e competitiva na Europa e no mundo.

A magnitude da crise em que nos encontramos torna urgente a mudança e requer o esforço de todos. Portugal tem de realizar um significativo ajustamento financeiro. O cumprimento dos objectivos e das medidas previstas no programa é um instrumento para concretizar uma transformação estrutural sem precedentes na história recente. Este é o caminho para um novo ciclo de prosperidade, crescimento e criação de emprego».

(Vítor Gaspar, Ministro das Finanças, hoje, em conferência de imprensa)

Intervenção completa do Ministro, aqui.

Documentação de suporte fornecida aos jornalistas, aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *