4 de Maio de 2010 – Um percurso ao contrário

Uma das curiosidades da pedagogia musical é parecer, neste momento, estar a fazer um percurso «ao contrário», mas que se revela interessantíssimo. Quando iniciamos a empresa de aprender a ensinar música, o desafio que nos é colocado é, precisamente, regressar ao princípio de tudo. Às primeiras formas sonoras/musicais, aos primórdios da escrita, ao desenvolvimento das escolas monásticas e dos sistemas sociais associados aos mosteiros (verdadeiros motores do desenvolvimento intelectual, apesar de todas as críticas – históricas e actuais – possíveis). E é ao fazer esse percurso «ao contrário» que nos apercebemos de que a música não é tão imediata quanto pensamos. Hoje é fácil, ela está em todo o lado e de várias formas. Mas não foi sempre assim, e há páginas de ouro, imensas, que estão por aí, à espera de serem descobertas.

One thought on “4 de Maio de 2010 – Um percurso ao contrário

  1. Ivo Brandão, é com este Texto ,e outros que que deves Postar, que vai faser com que os Pais incentivam os Filhos a seguir vossa Pessoa.
    Parabéns Ivo Brandão pela sua Fantástica participação neste seguimento do Musica , e que vez por outra eu ponho a gravação de sua participação no Órgão do Convento , após sua Restauração. Armando Pinho

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *