Pat Metheny é, provavelmente, um dos músicos mais geniais que se pode ver e ouvir. A música que compõe é de um tremendo bom gosto e a forma como a apresenta em concerto é de uma intensidade incomparável. Nos últimos anos, Pat Metheny desenvolveu aquele que considera ser o projecto mais significativo da sua carreira: «Orchestrion». Trata-se de uma orquestra que o músico controla sozinho, tocando todos os instrumentos a partir da sua guitarra e da tecnologia que foi desenvolvendo para ela. «Orchestrion» é, assim, uma «one man orchestra», absolutamente vanguardista, com paisagens sonoras absolutamente únicas, com a impressão digital de Pat Metheny. Vencedor de 17 prémios «Grammy» e de muitos outros galardões, está agora de volta com um trabalho absolutamente revolucionário. Pena é que, até ao momento, não constem na agenda datas para concertos em Portugal, ao contrário do que costuma ser habitual.
Fantástico! Simplesmente fantástico! Que trabalho e que mundo… Obrigada pela partilha, não conhecia este projecto.
Sou dos felizardos que já teve a oportunidade de o ouvir no Coliseu do Porto há muitos, muitos anos.
Toda a obra é fantástica.
Estava agora aqui a matutar… que diferença existe entre isto e aqueles tipos que tocam midifiles em casamentos (e não só) humm?
Na sua base, nada. Ambos são accionados por MIDI. Equanto um se converte em fontes sonoras digitalmente, este, converte-se em sinais eléctricos que fazem activar solenóides (espécie de imans eléctricos) que por sua vez tocam nos instrumentos mecanicamente. Giro.
Os tipos que tocam midifiles em casamentos não possuem um reportório tão vasto como este musico, nem a sua genialidade. Comparar um musico como Pat Metheny a tipos que tocam em casamentos é como comparar Miles Davis ao tipo que toca trompete no quartel para anunciar a alvorada.
Pingback: Tweets that mention 26 de Janeiro de 2010 – Pat Metheny lança «Orchestrion» -- Topsy.com
Se o Pat Matheny já era absolutamente brilhante, consegue superar-se no seu sonho!!!
Fantástico
Jorge Amorim
Já ouvi este CD algumas vezes com atenção e é realmente um sonho!! Sou um grande fã do Pat e sinceramente não entendo como é que este projecto não vem a Portugal. Basta olhar para os vizinhos espanhóis para nos sentirmos envergonhados: vai lá tocar 4 vezes. Enfim…
Ó José Gonçalves, eu não comparei o músico, comparei a tecnologia.