O título é comprido, mas o ponto de vista é curto. Têm surgido vários textos em que se debate um estudo feito recentemente, que «define» Arouca como um dos piores concelhos para se viver. As questões que se colocam são: que parâmetros foram tidos em conta? Qual o objectivo do estudo? Qual a definição de «viver bem»? Que municípios estiveram em comparação? E muitas outras questões poderiam ficar a pairar no ar. Mas, questões à parte, o que me parece estranho é que sejam os próprios arouquenses a apontar o dedo, no fundo, para si próprios (até porque quando apontamos um dedo a alguém temos, no fundo, três a apontar para nós). Se todos contribuirmos com um pouco de nós, Arouca só será um dos piores concelhos para se viver para aqueles que quiserem que assim seja.
Como sabes já vivi em vários locais deste país.
Na realidade a falta que mais sinto em Arouca, e é aquela que é real, serão os cuidados de saúde que temos disponíveis.
Faltarão apelos ao consumo? sim isso é verdade… mas deixa-os lá estar até talvez não façam falta.
Falta de emprego? É verdade. Principalmente emprego de qualidade e bem pago. Ai sim, talvez já dependa dos Arouquenses, e das nossas autoridades locais.
Mas fazendo uma conclusão e resumo… não sei se no meu mapa comparativo de pelo menos 4 municípios que conheço bem … Arouca até ver está em primeiro ou segundo. A não ser que os outros estejam atrás de Arouca.
Vamos indo e vendo … estes dados deviam ser questionados porque até que ponto é que poderão ser um handicap para as vontades de desenvolvimento.
Ora bem, não vou tecer grandes comentários ao estudo em questão, porque nem sequer o li. Mas gostaria de dizer uma coisa. Arouca tem tudo para ser uma terra aprazivel para viver. Basta que os próprios Arouquenses assim o queiram.
Basta que os Arouquenses utilizem o seu bairrismo e auto-estima que têm para fazerem de Arouca uma terra melhor. Em todos os niveis. Ao nível da saúde. Ao nível da educação. Ao nível das infra-estruturas básicas (água, electricidade, saneamento! Já nem falo da fibra optica). Ao nível da economia e de emprego (tanta gente formada que é de Arouca e que está desempregada… que certamente poderia ter boas ideias para lançar novos negócios ou novos projectos e possivelmente não têm apoio, que poderia ser dado por algumas associações, por exemplo!). Ao nivel da conservação da natureza. Ao nivel do turismo.
Eu ouço tantas vezes dizer que Arouca é a “melhor terra do mundo” (passando a hipérbole). Porque não lançar as bases para que assim o seja?
Caro Ivo.
A interpretação, a opinião sobre esta matéria, pode ser aquela que quisermos. Os factos, os números, esses são incontornáveis!
De qualquer forma, complementar a esse estudo, e com dados oficias, poderá também ser consultado o (Indicador de Desenvolvimento Municipal) em:
http://www.guiadeportugal.pt/default.aspx?Parametro_Accao=Conteudo&Parametro_Conteudo=conteudos/IDM.ascx&Parametro_ClassID=28
A realidade será sempre uma. E em causa nunca estará o amor por uma terra. Antes pelo contrário!