9 de Outubro de 2009 – Barack Obama, Prémio Nobel da Paz 2009

obama
Barack Obama, Presidente dos Estados Unidos da América, é o Prémio Nobel da Paz 2009. A postura diplomática «diferente» de Obama e o esforço por encontrar uma nova organização mundial terão pesado a favor da decisão do Comité da Academia Sueca. A notícia foi-se espalhando, via «Twitter», pelos «sites» de jornais e de informação. E se uns acharam este prémio prematuro, outros, como José Saramago, consideram-no um investimento. Obama, visto na cena política como um conciliador, tem, agora, responsabilidades acrescidas nessa busca necessária por uma nova ordem internacional. O primeiro presidente negro dos EUA fica, cada vez mais, entre o mito e a utopia, entre a esperança e uma nova realidade. Uma nova realidade de que precisamos urgentemente. «God bless you».

«(…) Pelos extraoridinários esforços no fortalecimento da cooperação da diplomacia internacional e na cooperação entre os povos».

«O comité deu muita importância à visão e aos esforços de Obama no sentido de um mundo sem armas nucleares»,

«Criou um novo clima na política internacional».

«A diplomacia multilateral voltou a ganhar uma posição central, com ênfase no papel que as Nações Unidas e outras instituições internacionais podem desempenhar».

«(…) O diálogo e as negociações são preferidas como instrumentos para a resolução mesmo dos mais difíceis conflitos internacionais»

«A visão de um mundo livre de armas nucleares estimulou poderosamente e as negociações de controlo de armas».

«Os EUA estão agora a desempenhar um papel mais construtivo na abordagem dos grandes desafios das alterações climáticas que o mundo enfrenta e”a democracia e os direitos humanos serão reforçados».   

«Muito raramente alguém cativou a atenção do Mundo e transmitiu às pessoas a esperança num futuro melhor».

«A diplomacia que exerce assenta no conceito de que aqueles que lideram o Mundo o devem fazer tendo por base os valores e as atitudes partilhadas pela maioria da população mundial».

«Há 108 anos por estimular precisamente essa política internacional e essas atitudes das quais Obama é o principal porta-voz no mundo».

«Chegou o momento de todos partilharmos a responsabilidade de uma resposta global aos desafios globais».

(Excertos da declaração da Academia Sueca)

6 thoughts on “9 de Outubro de 2009 – Barack Obama, Prémio Nobel da Paz 2009

  1. Admiro pessoalmente Barack Obama, por isso foi com rejúbilo que soube da noticia.
    Não será um prémio pelo que já fez, mas por tudo aquilo que se acredita que poderá ser e vir a fazer, como Presidente dos EUA.
    Há muitos anos, que não tínhamos um líder político, que pensa estrategicamente e ideologicamente. E o mundo bem precisa de alguém assim.
    Claro que agora, e ainda mais, o peso da responsabilidade cai sobre ele. Se já se esperava muito, agora ainda mais.
    Parabéns ao Barack Obama, e parabéns á Academia Sueca.

  2. Pois meu caro Ivo
    Não estou nada estupefacto com a decisão do Comité ( outros há que o estão, até estupidificados, mas isso passa). Apenas te remeto para o meu comentário de 24 Setembro acerca do discurso de B Obama na abertura do novo ano lectivo; e se a coisa não fosse séria o Prof J Cerca deixava passar em claro; Eu sei que não sou prof mas talvez quiçá (qui sait?) afim dessas coisas de colo e pedagogia embora não exemplo p`ra ninguém (eu pe(s)cador me confesso e mea culpa.
    Bom, depois de todos estes parêntesis e reticências, só te posso dizer que, na minha humildade, usei do meu capital de influência para dar um empurrãozinho, p`rájudar o rapaz (não estás esquecido que trato por TU a malta do nóbél, pois não?).
    Falando sério: Tu dizes God Bless You, e eu lembro-te que se ele o disse com convicção na sua tomada de posse – “So Help Me God”, temos razão para continuar a acreditar nas pessoas de boa-vontade.

  3. Caro Joaquim toscano, admiro muito seus comentários , aliás todos muito bem comentados , mas gostaria de alertar ao sr que seus comentários são lidos por muitos Arouquenses, tanto locais como espalhados por este mundo afora, pois para nossa satisfação temos o Arouca biz para nos trazer todas as noticias e comentários como o que o sr faz , por tanto lhe peço para deixar de lado as palavras difíceis que o sr as vezes usa desde-necessário, mas lhe peço que não deixe de comentar tudo
    pois o sr o faz muito bem , um abraço .Armando Pinho

  4. Caro Armando
    Como você…eu sou mais um no meio de muitos e…
    Se alguém me conhece, muitos pensam conhecer-me.
    Agradeço o seu comentário acerca dos meus apontamentos neste e outros blogs do AroucaBiz, não em todos porque alguns deles ao que parece são submarinos ( um cor de burro-a-fugir e outro da côr do cavalo branco do Napoleão e o outro já se me fugiu a cor, e era o que mais faltava eu estar p`raqui a falar de submarinos, até porque só os Beatles que até teem o seu iate encalhado –vagrant- na Av do Mar no Funchal (há quarenta anos!!!) que é do Jardim e cantavam o Yellow Submarine e o Paulo dos Submarinos é que percebem do assunto, mas se a história mete água por todos os lados já não estamos a falar disso mas de um regador todo furado… e a quantidade não quer dizer qualidade.
    Enfim, meu caro, a conversa é como as cerejas, como a pastilha elástica e, o meu obrigado pelas suas palavras…
    Se Deus me ajudar continuarei por aqui a fazer Palavras Cruzadas. Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *