Numa altura em que circula pela internet o discurso do Presidente dos Estados Unidos na abertura do ano lectivo, e em que, depois de uma incursão pela leitura de alguns dos seus discursos, me aventuro a ler «Dreams from my Father» (na tradução portuguesa «A minha herança»), Obama volta a dar sinais de ser igual a si mesmo. Continua a praticar um discurso sério, organizado, de progresso salutar. Armas nucleares, paz, preservação do planeta e economia foram os quatro pilares sobre os quais Obama fez assentar o seu discurso, sublinhando que nem ele nem a América podem resolver tudo sozinhos, ao contrário, se calhar, do que a maioria dos americanos possa sentir ou pensar. Neste momento, ainda se vive uma certa «Obamamania», que, esperemos, seja verdadeira. Pelo menos a acreditar no que se vai vendo e lendo, parece que «yes, we can» ter uma outra forma de política.
«Sei bem das expectativas dos que acompanham a minha presidência em todo o mundo, mas essas expectativas dizem menos sobre mim e mais sobre o descontentamento com o statu quo e sobre a esperança de que a mudança é possível e a América pode liderar esse movimento».
«Aqueles que gostavam de castigar a América por actuar sozinha não podem agora assobiar para o ar e esperar que a América venha resolver os problemas sozinha».
(Discurso de Barack Obama nas Nações Unidas, 23 de Setembro de 2009)
“Eu tenho um sonho…” MLKing pai espiritual
“E cada vez vez que o Homem sonha
O Mundo pula e avança…
Como bola colorida
Entre as mãos de uma criança” A Gedeão
“Bem-vindo seja quem vier por bem…” JAfonso
“E se todo o mundo é composto de mudança…
Troquemos-lhe as voltas que ainda o dia é uma criança”
JMBranco na palhaçada com o Luís (porque nem sempre se é Camões).
Esse há 500 anos!!!
Mas também ainda antes o jesuíta que teve a ousadia de se antecipar à Declaração Universal dos Direitos do Homem em 400 anos.-PAVieira
e os seus Sermões (escolhidos??).
Só falta declarar mais um (Aquele livre pensador que até devolveu o BI, e gostava de gatos…ele era da mesma Escola)
Afinal a humanidade não está perdida
Ámen…da silva …fui
Sobre esse importante discurso que considero ser “Uma lição realista e pedagogicamente bem alicerçada” poderá lar um breve resumo comentado aqui:
http://mirante.aroucaonline.com/2009/09/10/o-discurso-de-obama-no-inicio-do-ano-escolar/