Lembro-me que a crise que agora sentimos claramente na pele também começou assim. Primeiro era algo meio longínquo, aparentemente confinado ao imobiliário. Mas a comunicação social continuou a falar sobre o assunto, e continuou, e continuou, e a coisa começou a estender-se, e a agravar-se, e a expandir-se, e a vir ao nosso encontro. E ei-la. Agora é a gripe, que alguns «media» foram chamando «suína», porque parece que há alguns «genes de porco» que estão presentes nesta mutação do vírus da gripe. Inicialmente a coisa estava confinada à cidade do México, que é uma das mais emblemáticas «megalópoles» do mundo, com a dimensão, praticamente, de um país de pequena/média dimensão.
A Organização Mundial de Saúde já elevou o risco de epidemia global, porque cada vez são mais os casos conhecidos, sobretudo fora do México, onde já cerca de 150 pessoas terão sofrido as consequências desta quase pandemia, «pagando-o» com a própria vida. E parece que a coisa não vai ficar por aqui. Para já, qualquer consequência continua mais ou menos longínqua, se bem que parece que Espanha já teve um caso.
Esta é uma das consequências da Globalização. Não são só as pessoas que podem mais facilmente viajar ou mesmo migrar. Também as doenças, que vão encontrar novos contextos, mutar-se e criar novos e (em alguns casos) devastadores desafios aos Estados e a todos nós. Esperemos que, neste caso, uma boa aspirina ou um medicamento forte, daqueles que costumamos usar, seja suficiente. Sob pena de, sob o efeito dominó, assistirmos a uma espécie de «Lei de Murphy».
«It is found that anything that can go wrong at sea generally does go wrong sooner or later».
Se isto se alastrar vai ser complicado…
No caso de contaminação, espero ter oportunidade de “deitar abaixo” algumas garrafas de vinho do Porto que tenho guardadas e que seria um crime ficarem a ganhar pó. Pode ser que, com alguma sorte, a gripe se “assuste” e vá embora! 🙂
Agora, com brincadeiras à parte, o horizonte desta história parece-me sombrio. Penso que se aproxima uma grande tempestade, da qual parece muito difícil alguém conseguir abrigar-se.
Não te esqueças de ir passar férias para o México…
Saúde da boa
E aqui ficam recursos “engraçados”
Um mapa com as ocorrências:
http://bit.ly/suina
E um newsmap:
http://bit.ly/suino