8 de Abril de 2009 – 70 anos da «Blue Note»

blue-note-recordsActualmente, é a mais antiga etiqueta de jazz no activo. A «Blue Note Records» nasceu há 70 anos, fruto da vontade de Alfred Lion e Max Margulis. Associado ao logótipo da «Blue Note» está uma expressão que claramente a identifica: «The Finest in Jazz Since 1939» (qualquer coisa como «o melhor do jazz desde 1939»). De facto, sempre foi assim. Só os melhores gravaram com a «Blue Note»: Ornette Coleman, Wayne Shorter, Sonny Rollins, Lee Morgan, Thelonious Monk, Herbie Hancock, Miles Davis, Horace Silver, mais recentemente a portuguesa Jacinta, etc., etc., etc. Mas a «Blue Note» não se ficou pelos «standards», acompanhando a evolução dos tempos e dos estilos, sendo a máxima qualidade o único requisito. E assim tem sido.

Os 70 anos da editora estão a ser comemorados por um «set» de músicos, que se juntaram especialmente para o efeito: a «Blue Note 7», que conta com nomes como Nicholas Payton, Bill Charlap, Steve Wilson e Ravi Coltrane, entre outros, e irá percorrer os Estados Unidos em «tournée».

One thought on “8 de Abril de 2009 – 70 anos da «Blue Note»

  1. Tu e a tua paixão chamada jazz!
    Tenho a certeza que se a «Blue Note» vier passear cá por Arouca um dia destes, não sai de cá sem fazer contrato com uns certos músicos que conheço. 🙂
    Têm qualidade acima da média e certamente que não passariam despercebidos…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *