4 de Março de 2009 – Línguas em vias de extinção

unescoA diversidade linguística mundial é algo notável. Como é possível termos evoluído de formas tão semelhantes, em determinados aspectos, e de formas tão diferentes em outros? O quanto de cultura, de tradições, usos e costumes, de pormenores antropológicos povoam cada um desses territórios. Sucede agora que a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Ciência, Cultura e Educação) publicou um estudo que nos revela que 2500 das 6900 línguas que actualmente ainda se falam estão muito perto da extinção.

Participaram no estudo 25 linguistas, que produziram o trabalho aqui exposto (texto em inglês), e que chegaram a conclusões que nos fazem reflectir. Se recuarmos três gerações, verificamos o desaparecimento de 200 línguas durante esse período, encontraremos 538 em «situação crítica», 502 «seriamente em perigo», 623 «em perigo» e 607 «vulneráveis», segundo os parâmetros do estudo.

Há muito mais referências dignas de registo, mas o que fica para reflexão será o que é que isto irá originar. Que consequências enfrentará um povo que se vê privado de algo tão seu como a sua língua? Onde ficam a sua história, o seu percurso, a sua cultura autóctone, o seu património, a sua herança? Qual o papel da Educação neste contexto?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *