Trinta e cinco anos depois, faz-se nova luz sobre a Guerra Colonial. Para nós, é relativamente fácil falarmos destas coisas, que não nos disseram nem dizem muito «na carne». A Guerra Colonial foi uma verdadeira sangria do país, privando muitos jovens de uma vida, conduzindo-os, lenta e sarcasticamente, à morte, ou marcando-os, como um ferro quente, de uma forma definitiva. Foi também motivo para que muitos ficassem sem nada a não ser a si mesmos, aos seus e às roupas que traziam vestidas, regressando à metrópole com o epíteto de «retornados», olhados com desconfiança, forçados a começar tudo novamente. Foi tudo isto e muito mais. Mas porque existiu, foi feita de coisas, pessoas e situações concretas, que se passaram, que existiram, e porque 35 anos é tempo suficiente para se olhar o passado com alguma objectividade, há agora um novo olhar sobre ela.
A RTP, sob a orientação de Joaquim Furtado, mergulhou neste tema, realizando vários documentários sobre a guerra. Agora, essa e muito mais informação chega à internet. Neste espaço, pode encontrar vídeos, textos, imagens, cronologias, e muito mais. Praticamente tudo o que precisamos de saber sobre a Guerra Colonial. Porque a memória é, provavelmente, a única coisa que não conseguimos apagar com facilidade.
Caros amigos apesar de não nos conhecermos, somos veteranos de Guerra
Gosta que vós ou alguem me informasse, onde posso adquirir a parte final da gravação do primeiro programa da RTP ( A Guerra ). Segunda Série. Pois fui Fuzileiro Especial, no D.F.E.13 na GUINÉ e apareço dando as boas festas pelo Natal de 1968. Gostaria pois de receber essa gravação
que tanto me emocionou.
Um abraço a todos e ficarei à espera por alguma informaça
ão se alguem souber, João Mata
Caro João E Bandeiras da Mata
Pode aduirir a série A Guerra no site da RTP, no seguinte link:
http://www.rtp.pt/wportal/catalogo/produtos.php?id_categoria=3&id_degeito=1
Espero ter ajudado.
Cumprimentos